Receitas Vegetarianas

Depósito de Receitas: Vegetarianismo – Macrobiotica – Veganismo

Tajine Vegetariana com Batata, Cenoura, Nabo, Cebola, Alho, Alho Francês, Coentros, Grão de Bico

5 comentários

Tajine Vegetariana com Batata, Cenoura, Nabo, Cebola, Alho, Alho Francês, Grão de Bico

Serve:

4 pessoas

Ingredientes:

azeite

3 cebolas ( médias)

3 cenouras ( médias)

1/2 alho francês

300gr grão de bico

2 batatas  ( médias)

2 dentes de alho

1 molhinho de coentros

1 colher de sobremesa de sal marinho

2 nabos

Preparação:

Cozer o grão de bico previamente, depois de pôr de molho 12horas ( deixe de molho pela noite ). Partir tudo aos quadradinhos pequenos. Aquecer a tajine com o azeite, as cebolas, o alho francês e os nabos. Quando estes já estiverem dourados, juntar a batata, sobreposta pelas cenouras e o molho de coentros sem os partir, ou para quem preferir, tudo partidinho, dependo do seu gosto ( estou a falar dos coentros, não da batata e das cenouras ). Arrumar tudo para ficar bonito. Deixar ao lume com a tampa fechada. Pode utilizar a técnica de ter uma colher de sopa entre a tampa e a base. Assim sai o vapor.

Ir pondo água qb. Juntar os alhos partidinhos por cima de tudo com um fim de azeite crú. Desligar o lume e deixar descansar.

A tajine não é propriamente um prato, mas sim o nome de um utensílio de barro usado em Marrocos para cozinhar. Dá um sabor muito característico à comida, pois funciona por um lado como “panela de pressão” à moda antiga onde o ar quente circula por dentro e envolve-se no alimento,  e por outro, o sabor a barro está sempre presente.

Deixe cozer bem os alimentos. Uma tajine tem normalmente um leve sabor a cebola bem frita, até pode deixar pegar um pouco ao fundo pois o sabor fica ainda mais acentuado, pode mesmo deixar queimar um bocadinho. Lembre-se, a tajine não se mexe, os alimentos ficam sempre no mesmo sítio.

Boas comidas!

5 thoughts on “Tajine Vegetariana com Batata, Cenoura, Nabo, Cebola, Alho, Alho Francês, Coentros, Grão de Bico

  1. olá é apenas para lhe dizer que fiz a tajin e que correu muito bem🙂, aliás os meus amigos que se queixam sempre que comida vegetariana é só alface lol também gostaram muito…5 estrelas🙂

  2. Olá, acabei de conhecer este blog, que me irá ser útil muitas vezes. Comentarei com todo o gosto as receitas que ponha em prática.
    Vou experimentar cozinhar seitan com bróculos e pimento vermelho. Depois comentarei o resultado no devido lugar.
    Obrigada

  3. Oi , adorei este blog vai ser muito útil prá mim pois adoro cozinhar .Está receita de tajine é excelente.

  4. Adoro cozinhar e comer. O feijão, o grão, etc, gosto de os cozer eu mesma e não usar produtos já enlatados. Além de serem mais caros, perdem o sabor, têm aditivos para a copnservação e não dá para reaproveitar a água da cozedura.
    Para cozer leguminosas como o feijão ou o grão, rapidamente e de forma muito saudável, a melhor maneira é aquela que a minha mãe e as minhas antepassadas já usavam.
    No caso do grão demolho primeiro pelo menos umas doze horas mas no caso do feijão, uso directamente em crú e é um instante : ponho as leguminosas num recipiente apenas com a água necessária para tapá-los na panela e ponho ao lume até ferver.
    Espero cinco minutos para que engrossem um pouco e depois ponho a água na quantidade desejada, fria, e deixo levantar fervura outra vez.
    Assim que ferve, acrescento uma colher de azeite, tapo e reduzo ao mínimo o lume. coze tranquilamente, rapidamente, e ficam sempre macios e muito saborosos.

  5. Olá,
    comprei uma panela tajine e procurando uma receita vegetariana achei o seu blog.
    Fiquei na dúvida sobre o grão de bico. Coloca-se o grão de bico cozido junto com os vegetais crus?
    Nunca cozinhei com esta panela gostaria de sugestões.
    Um abraço,
    Vania

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s