Receitas Vegetarianas

Depósito de Receitas: Vegetarianismo – Macrobiotica – Veganismo

Arroz Integral, Porquê lavar? Lavar arroz integral antes de cozinhar

15 comentários

Acho que esta página pode ser respondida pela simples pergunta: ” – Já deixou arroz integral no pacote durante 6 meses? ” Já? hehe então a resposta está aí. Se por acaso nada aconteceu é provável que tenha sido numa estação seca e onde toda a bicharada do arroz não saíu. Se for na época da bicharada sair… ui ui. O arroz integral têm um bichinho preto muito feioso, pequenito não faz mal a ninguém, mas…todos os ovinhos no seu corpo não devem fazer nada bem. 🙂 A técnica de lavar o arroz integral é a seguinte:

Lavar Arroz Integral

Deixar de molho em água fria durante 3 minutos
Mexer bem o arroz com a mão durante 1 minuto
Mudar a água
Água de novo e massajar o arroz com a mão, vá apanhando o arroz com a mão e apertando-o.
Mudar a água e por a cozinhar

Pode logo juntar o passo 2 e 3 num só se não tiver com muito tempo. Para mudar a água depois de mexer, pode simplesmente verter a água com as impurezas devagarinho e sem mexer o recepiente. Verá que toda a porcaria do arroz vem ao de cima da água, e, se não mexer o recepiente e devagar comecar a incliná-lo, a água suja começa a verter sem ter que mudar tudo. Acaba por nem ser preciso verter a água toda já que só nos interessa tirar a água com impurezas que é logo a primeira a sair.

15 thoughts on “Arroz Integral, Porquê lavar? Lavar arroz integral antes de cozinhar

  1. (Bem, já aconteceu eu cozinhar arroz integral e haver alguns bichinhos desses de que fala… mas acho que quando eles estão cozidos, bem como os seus ovos, não fazem mal ^_^)

    Gosto muito do seu blog. Parabéns!

  2. Pingback: Dica de Cozinha n.º 1: Como lavar Arroz Integral « Menos Calorias, Mais Vida!

  3. Oi, tenho o blog: yone pensando alto

    Quero ser seguidora deste seu mas não sei como fazer, você me ajuda?

    Bom final de semana, paz e luz!!!

  4. eu gostaria de saber qual o nome desse bichinho se puderem me dizer eu agradeço abraços

  5. Hoje fui cozinhar o meu arroz integral e conheci o bichinho….so catando um por um pra cozinhar o arroz se, neh!? tem algum problema ingerir algum?!

    😦

    não quero jogar tudo fora…

    😦

  6. olá turma do arroz integral, eu acho que este bichinho preto deve ser o mesmo caruncho que aparece em qualquer arroz velho

  7. Vale lembrar que o bichinho preto é do msm tamanho do grão, então a lavagem se torna inútil p tirar, o jeito é catar msm, n gosto de lavar, até agora não vi nenhuma embalagem passar instrução disso, tipo agite antes de beber como algumas mandam fazer alguma coisa antes consumir, e tbm é uma perda de tempo

  8. Hoje encontrei no meu arroz integral cru vários bichos branquinhos,mole,parece um pouco com o bicho “caramujo” !?

    E agora jogo fora meu arroz? Será que tráz
    danos a saúde,caso cozinhe o arroz??

    Por fvr,me ajude!

    Atc.
    Arlete Pedrosa

    • Oi, Arlete, bichinho branco mole sinal de arroz velho com embalagem alterada, jogue tudo fora esses bichinhos provoca infecção no estomago.

  9. comecei a consumir arroz integral a pouco tempo,me falaram para não lavar ,mas eu sempre fiquei na duvida, obrigado vou lavar sim.

    • Eu nunca encontrei bichinhos no meu arroz integral. Como em nenhuma embalagem mandava lavar, eu não lavava, apenas tostava, pois já havia lido sobre isso numa reportagem da revista Boa Forma. Bom, vou tentar lavar agora e depois tostar, antes de cozinhar. Depois eu digo o que saiu…

  10. Boas,

    Esse bichinho de que falam é o Sitophilus granarius, e gosta muito de arroz integral como todos nós 🙂

    Normalmente perfura-o e coloca os seus ovos dentro dos grãos.

    Uma forma de garantir que morreram todos esses ovos caso o arroz tenha sido infetado, é coloca-lo no congelador durante uns dias antes de utilizar. O efeito da congelação dilata os ovos destruindo-os.

    Uma outra dica em relação ao arroz integral, é que assim como outros grãos, contém Acido Fítico ( uma ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) na sua camada externa, daí que devem ser deixados de molho em água morna e meio ácido (umas gotas de limão) pelo menos 7 horas e bem lavados antes de cozinhar. este procedimento neutralizará uma grande parte deste ácido, que quando ingerido, pode ligar-se facilmente ao aos minerais como cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco e impedir a sua absorção.

    Fica este link para um vídeo cujo protagonista principal é o Sitophilus granarius

    https://4l1w45.s.cld.pt

Deixe um comentário