Receitas Vegetarianas

Depósito de Receitas: Vegetarianismo – Macrobiotica – Veganismo

Pequeno-almoço de papas de aveia com Granola, malte de cevada e puré de banana

8 comentários

Esta receita faz um pequeno-almoço muito nutritivo. Leva algum tempo para preparar por isso será ideal para fazer num dia que tenha tempo. Leva tempo porque eu gosto de deixar descansar a papa para arrefecer um pouco e para absorver toda a agua da cozedura. Também dá para comer logo e aí é rápido já que as papas são de ultra-rápida confecção.

Ingredientes

1 chávena de flocos de aveia
1 chávena de flocos de muesli ( eu uso granola )
2 chávenas de água mineral
1 colher de chá de malte de cevada
2 bananas

Preparação

Deixar aquecer a água um pouco e juntar os flocos de aveia e a grânola. O processo de misturar mais flocos de aveia é uma boa maneira de poupar a granola, durando mais tempo já que se junta um pouco mais de flocos de aveia. Juntar a colher de chá de malte de cevada no prato e mexer bem até estar tudo misturado. Fazer uma papa com a banana e por por cima de tudo. Estará tudo doce mas lembre-se que é tudo feito de doces naturais.

O que é Grânola?

Granola é uma mistura de cereais para fazer em papas. Ingredientes: Flocos de aveia, flocos de trigo integral, passas, amendôas, arroz tufado, sementes de girassol, sementes de sésamo. É muito fácil preparar esta mistura de flocos, basta comprar todos os ingredientes e juntá-los numa lata ou numa caixa. Fica muito mas muito mais barato tudo comprado em separado já que um pacote de granola com 400g custa cerca de 2.50 EUROS.

A Granula parece que foi inventada nos Estados Unidos em 1853 na cidade Dansville no estado de Nova Iorque pelo Dr. James Caleb Jackson. Mais tarde apareceu a Granola pela mão de um médico da Igreja Adventista do 7º Dia ( Igreja Adventista do Sétimo Dia ) chamado John Harvey Kellogg. Este mudou o nome para Granola para evitar problemas jurídicos de ter o mesmo nome.

A marca que uso e que compro no Celeiro é da Cereália.

8 thoughts on “Pequeno-almoço de papas de aveia com Granola, malte de cevada e puré de banana

  1. Olá,

    Deixo aqui a minha receita de papas de aveia que é deliciosa:

    Deixar ferver 3 medidas de leite de soja polvilhado de canela, quando estiver em ebulição colocar uma medida de flocos de aveia. Deixar engrossar e tapar a panela com lume desligado para descansar e absorver o leite. Num prato esmagar uma banana por pessoa, colocar as papas quentes por cima, espalhar passas e regar com uma colher de sopa de sumo de laranja. Polvilhar com açucar mascavado ou colocar mel. Bom apetite!

  2. Muito legal a receita. Ainda aprendi que vocês em Portugual chamam de chávena o que nós aqui no Brasil chamamos de xícara. Além de papas normalmente ser chamado de “mingau”.

  3. Olá

    Adorei as tuas receitas, e o teu espírito aventureiro…
    Se ficarem dúvidas é só dizer

    Sou Fã da aveia, papas, base de tartes, pão,etc..

    Cá vai a receita da minha papa matinal que varia bastante dependendo da época do ano
    -Flocos de aveia integral (se ficarem de molho da noite anterior ficam mais macios e não irritam intestinos sensíveis), se tiver pressa opte pelos flocos finos
    -1 C/S de sementes de linhaça, junta-se ao preparado anterior(tb ficam de molho)
    Cozo a aveia em água mineral(épocas frias) mais ou meonos até ficar com a consistência de arroz doce húmido
    -Junto mel a gosto,pode substituir por fruta madura como meia banana,
    -Nozes(acabadas de partir para não perder os omegas e óleos), 3 ou 4 de cada,
    -Passas ou ameixas secas ( se colocadas de molho no dia anterior a absorção dos minerais é maior) e para terminar perfumo com uma boa canela. É uma delícia, aquece no inverno e sacia muito.

    Versão verão

    -Feito com flocos (aveia, centeio, trigo) a gosto(finos, grossos) colocados de molho 1 noite, mas com água suficiente para fazer uma papa tipo puré, Aguado não é tão bom
    -Iogurte ou queijo fresco tipo “quark” ou kefir,
    -Nozes, amendoas, frutas a gosto( frutos do bosque, uvas, kiwi…)
    -1 C/c de azeite virgem ( facultativo)
    -Mel e canela (facultativo) juntar tb as sementes de linhaça, ou sementes de sésamo ( para quem quer aumentar o consumo de cálcio) estas podem ser torradas tal como as nozes mas muito ligeiramente
    -Sumo de meio limão

    E saborear….

  4. Ó Aldina muito obrigado pela sua visita e pela suas receitas e ideias. Muito bom. Vou com certeza experimentar algumas dessas delicias. Volte sempre!

  5. Ola, Surpresa um blogue para vejetetes VJTTS (vejetarianos todo terreno lol!), é o seu caso! Viajante vejetariano. Faz 1 ano que sigo o seu blogue sobre marrocos e surpresa minha encontro tambem este sobre papas de aveia hahah , eu que optei por legumes e vejetais faz ja algum tempo…fartei-me de ser carnivora…nao da mais!
    Parabens, vi o que falou sobre viajar no Luxemburgo e concordo plenamente consigo,,,eu vivo cá conheço as pousadas e sao Super fixes. as vezes usando a cabeça pode-se viajar bastante barato…Eu sou uma pessoa muito pratica.
    Muitos parabens pela vida que tem…E OBRIGADA POR PARTILHAR e muito util.

  6. OLá!

    Alguém sabe onde posso comprar arroz tufado? Fui ao celeiro e não tem….😦

  7. Pequeno almoço super
    Por ao lume leite 1/4 litro ou mais , juntar uma colher de flocos de aveia,uma de flocos de centeio ,uma de germen de trigo e 1/2 colher de farinha de sementes de canhamo,uma colher de café de sementes de papoila outra de sementes de girasol ,2 ou tres figos secos um puoco de casca de limão, um cubo de chocolate ,deixar ferver ,e retirar do lume juntar uma colher de farinha nestum, outra de farinha pensal que contem tambem farinha de alfarroba ,uma colher de chá de malte e uma colher de mel, se estiver muito espesso juntar mais leite ou água,os ingredientes são em quantidades conforme o gosto tentar equelibrar de modo a que não fique muito espesso ou muito ralo, se for o caso de estar muito ralo basta juntar um pouco mais de nestum ou pensal etc… conforme o gosto. para as pessoas que não toleram o leite faz-se com agua em vez de leite.Os frutos secos podem ser variados conforme o gosto ,exemplo juntar amendoas moidas ou nozes ,avelãs etc… eu as vezes tenho de beber um copo de agua depois de comer este pequeno almoço, e a meio da manhã beber chá verde pois o chá verde não deve ser bebido au pequeno almoço pois interfere com a absorção de ferro logo deve-se beber duas horas depois e ou duas horas antes de se comer.

  8. 1 colher de flocos de aveia
    1 // // de centeio
    1 // de germen de trigo
    1 // de farinha nestum
    1 // de farinha pensal
    1 // de mel
    1/2 // de farinha de sementes de cannabis
    1/2 // de sementes de girasol
    1 // de café de malte
    1 // de café de polen de abelhas
    1 // de café de sementes de papoila
    2 ou 3 figos secos
    1 quadrado de chocolate/ ou cacau
    Casca de limão
    Leite ou agua Q/B
    Avelãs,amendoas,pinhões, nozes etc… conforme o gosto
    Pode se feito com todos estes ingredientes ou mais conforme a imaginação ou pode ser feio simplesmente com dois ou tres….Ex leite ,flocos de…., e mel.
    E terá um bom dia .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s