Receitas Vegetarianas

Depósito de Receitas: Vegetarianismo – Macrobiotica – Veganismo

Crepes Vegan, Panquecas Vegan, Crepes sem ovos fácil e rápido

54 comentários

NOVO VÍDEO DE PANQUECAS SEM OVOS E SEM LEITE


Como tenho muita gente a pedir-me mais dicas de como fazer estes crepes sem ovos, resolvi fazer 4 vídeos amadores de como se preparam os crepes. Para visitar esta página clique aqui: Panquecas sem ovos. Espero que gostem dos vídeos. Obrigado e boas receitas!

Crepes sem ovos fácil e rápido

Muitas pessoas pedem-me por receitas rápidas, já vi que o pessoal quer despachar e comer já que na sociedade de hoje, com trabalho, escolas etc, o tempo escassa e não temos assim muito tempo para cozinhar e consequentemente comer bem. Há assim três factores muito importantes que são: fazer receitas rápidas, fazer receitas nutritiva e fazer receitas saborosas.🙂
Para muitos, fazer crepes representa sujar a cozinha toda, e perder horas na sua complicada confecção. Bem, esqueça isso, FAZER CREPES DEMORA DOIS MINUTOS PÁ! Sim é verdade, veja bem:
Meta num tupperware (caixa de plástico) farinha, sal marinho, 1 colher de sopa de óleo vegetal refinado, e, água não quente mas não fria…e, Já está! Agora é que vem aí o segredo da cena toda. Perceba uma coisa: os ovos dão fofura à massa. Ou seja, temos que substituir aqui algo que não tire essa consistência macia aos crepes não é?

O segredo é não liquidificar a massa, quando se junta a água, ou seja, em vez de bater com batedora eléctrica, tornando a massa numa água, feche a caixa de plástico e bata tudo lá dentro e à mão (misture primeiro com uma colher para dar uma junção inicial a todos os ingredientes). Sendo assim, a massa vai ficar toda uniforme, mas sem perder uma consistência macia. A massa fica espessa e não líquida.

Se decidir fazer mais massa, pode pô-la no frigorífico que ela aguenta um par de dias, e, até fica melhor pois fermenta um bocadinho e fica com um cheiro mesmo bom. Estes crepes são muito bons para uma sobremesa ou um pequeno-almoço.

Ingredientes Crepes Vegan

  • farinha
  • sal marinho
  • 2 colher de sopa de óleo vegetal refinado
  • água não quente e não fria
  • 2 colheres de sopa de vinagre

Como fazer os crepes?

Depois de já saber o segredo para a massa (NÃO LIQUIDIFICAR a massa!🙂 ), agora vem a parte da frigideira. Uma frigideira anti-aderente é muito importante. Se fizer crepes numa frigideira velha e toda gasta, a massa fica toda pegada (se não tiver outra hipótese meta um pouco de óleo para o crepe não pegar).

Outro truque é ter em conta a temperatura da frigideira, tem que estar bem quente mas não o excesso para a massa queimar. Mas o processo de fazer um crepe é super rápido e não leva mais de 2 minutos a fazer um, virando os dois lados. Eu utilizo uma pequena colher de chá para ir separando os lados do crepe da frigideira, isto faz entrar ar por baixo da massa e solta tudo rápido da frigideira.

Como comer os crepes?

Pode pôr fruta, chocolate, açúcar e canela, marmelada, doces de fruta, mel e banana, xarope de ácer (maple syrup), chi pá tanta coisa que se pode meter lá dentro sei lá…🙂 invente. Crie. Os crepes tambem podem ser comidos em salgado recheados com estufados e cozidos.🙂

Bons crepes e bons sabores!

54 thoughts on “Crepes Vegan, Panquecas Vegan, Crepes sem ovos fácil e rápido

  1. Muito bom! Faz tempo que procurava esta receita.
    Obrigado

  2. é uma pergunta bem boba mas:
    Não entendi muito bem quando você diz “feche a caixa de plástico e bata tudo lá dentro e à mão”
    Pode me explicar ?

    • 🙂 Olá Ana!! obrigado pelo seu comentário, possívelmente não fui muito claro no que escrevi. Então é, feche bem a caixa de plástico ok? e abane-a como se fosse um cocktail🙂 tenha cuidado que a massa vai largar um gás por estar já a fermentar e se não agarrar bem a tampa, tudo vai espalhar.🙂

      boa sorte. senão quiser bater (xucalhar, abanar) assim, arranje uma vareta e bata à mão. Mas não bata a massa com máquina ou varinha eléctrica.

      Depois venha cá contar como ficou a receita, estou curioso. Na verdade é muito fácil. beijinhos e bons crepes!!! Saudações desde Lisboa.

  3. Hum…
    Entendi, vou tentar sem duvida!!
    Obrigada
    Beijos!

  4. Uau
    Que Deliicia!
    Muito bom mesmo!Fiz e adorei
    Muito Obrigada João 😀

  5. Olá! Você poderia dar-me uma noção da quantidade de farinha para 1 colher de óleo? Eu nunca fiz crepes…mas quero experimentar!
    Obrigada

    • Olá valéria desculpa a demora a te responder mas tneho andado muito ocupado, olha é simples, segue o teu instinto.🙂 é como eu faço. e lembra, tens que fazer uma massa meeio fofa meio liquida ok? poe 2 colheres de sopa de oleo para uma taça de farinha.🙂 diz-me como ficou!🙂 olha eu ainda ontem fiz estes crepes e ficaram bué bons mesmo.🙂 hummm

  6. João, por favor… estou a esperar tua resposta para experimentar os crepes…

    • olá outra vez Valéria, já tens a minha resposta.🙂 sente a comida que faz. já sabes que à partida, a massa dos crepes tem que ficar meio liquída não é? então vai usando o teu instinto, para misturar vários elementos de forma a fazer uma massa linda.🙂 bate bem para a massa ficar boa, mas, não uses o liquidificador. a massa é para ficar fofa, e não liquida.🙂

  7. Oi João, não precisa de leite? como a massa fica liquida então?

    • haha Raissa, sim!!!🙂 sou mesmo parvo então não é que esqueci-me de escrever que é necessário meter água nisto? obrigado. já está. E não, não é preciso por leite, substitui por água, poe tb 2 colheres de sopa de vinagre, isto vai levedar um pouco a massa, fica muito saboroso e mesmo iguais aos crepes que levam ovos e leite.🙂 diz ocmo ficaram os teus.

  8. ESTOU PROCURANDO UM RECEITA…. TENTAREI A SUA

  9. olá , boa tarde.

    Vi a sua receita e fiquei com agua na boca, no entanto não entendi muito bem a quantidade dos ingredientes . e já agora, não se junta leite ou agua ou algo do genero?

    Desculpe a minha ignorancia .. mas ando entusiasmada com isto das receitas. decidi tornar-me vegetariana e mais saudavel🙂

    • olá Ana sim tens razão, eu esqueci-me de escrever que leva água? hehe, tás a ver, o ser vegetariano já começou a afectar a memória…😀 hehehe cumprimentos! já emendei a receita vê lá bem, acrescentei também o vinagre que tinha esquecido de incluir.

  10. Amei a receita e concerteza vou fazer!
    E com relação ao blog, muito legal😉

  11. João, é possível colocares a quantidade de água a ser utilizada?
    Desculpa se estou a parecer inconveniente, mas como já disse antes, nunca fiz panquecas…
    Obrigada!!!

    • haha ok valéria, vamos lá ver, eu… nunca faço da mesma maneira. faço sempre a olho.a farinha nem sempre é igual, há farinha mais grossa que outra… e por isso, não te posso dizer ao certo. sente o que cozinhas, vais ver que vai ficar bem.

      e, depende também da quantidade de farinha que queiras dependendo se queres fazer muitos crepes ou não.

      faz assim por exemplo: mete 250 gramas de farinha, oleo, vinagre e sal numa tigela ok? agora mete 1 copo de água não fria / não quente. mexe bem. que dá? a massa tem que ficar meio fofa / liquida q.b. observa, não pode ficar para, bem ficar água. vai acrescentando até ficar bem. diz como ficou.🙂

  12. oi, adorei sua receita.
    alem de não comer mais carne e derivados, tbm não como trigo. Por isso vou substituir por farinha de quinua ou alguma outra que estou procurando.
    Obrigada, adorei mesmo.

  13. Pingback: Receita de Panquecas sem ovos e sem leite, Crepes vegan – PARTE 1 at Receitas Vegetarianas

  14. Excelente video! Estava procurando uma receita de crepes vegan, e o vídeo é super fácil de entender! Hoje é aniversário da minha esposa, estou pensando em fazer crepes hoje à noite, doces (pêra com chocolate) e salgados (salmão com tomate e queijo); espero que eu tenha aprendido e faça certo! (meu português é do Brasil, espero que esteja fácil de entender).

  15. Olá João! Que sorte a minha… ainda não havia preparado as panquecas e agora pude ver teu vídeo. Obrigada por tua contribuição!!!
    Sou vegan desde criança e tenho muitas receitas até inventadas por mim. Se quiseres alguma, mando-te com muito gosto!

  16. Eu não posso comer ovos. Adorei a receita🙂

  17. João, deu certo! Ficaram excelentes!!! Obrigada mais uma vez!!!

  18. olá joão,
    conheci teu blog através de um projeto de um rapaz brasileiro vegano, que criou um blog onde se dispõe em fazer 365 receitas veganas em 365 dias, inspirado pelo filme ‘julie e julia”.
    enfim, estou a dizer isso porque uma das receitas feitas pelo autor do blog foi essa sua do crepe, e que pelo visto ficou ótima. segue o endereço: http://projetovegan.blogspot.com/2010/05/crepe-com-chocolate-e-geleia-de-ameixa.html
    dê uma espiada lá, e se puder visite meu blog também.
    adorei o video, muito bem explicado🙂
    abraços, juliana / brasil.

  19. desculpa mas eu fiz e nao sabiam a crepes
    podes me explicar melhor ??!
    desculpa😦

  20. oi amigo tenho uma pergunta pode substituir a farinha por quinoa?

    • epá amigo Bruno, olhe… só podia responder se tivesse aqui quinoa, mas onde moro não há. mas penso que não dê consistência aos crepes, há farinha de quinoa que pode misturar com farinha, tipo 70% a 30% por exemplo? é uma questão de experimentar, se fizer venha cá dizer como ficou para partilhas a sua experiência. obrigado e grande abraço

  21. Nossa, acabei de fazer e me deliciar com essas panquecas!!! Ficaram muito boas!!! Fui colocando os ingredientes a olho, como vc disse no vídeo 2, e ficou ótimo!!! Parabéns!!!! Vou divulgar!!

  22. Fiz esta receita e ficou deliciosa e demorou muito menos tempo do que estava à espera. Parabéns, é mesmo óptima! Mesmo assim ainda tenho uns probleminhas a virar os crepes xD

  23. / Uhuuuuuu! Aê João, farei um jantar especial para minha mãe e precisava te agradecer por isso. Obrigada por compartilhar a receita! Abração

  24. Obrigada por compartilhar a receita.

  25. olá joão! obrigada por responder esta simples pergunta. meu filho é vegano e estava a tempo procurando fazer receitas interessantes sem ovos e sem leite. parabéns pela iniciativa! abraços gaúchos!

  26. Olá João!
    Eu fiz um blog de receitas sem ovos e tenho alimentado aos poucos.. eu vou colocar aqui, mas podes apagar se não for de teu agrado a divullgação. Aproveito para informar que o leite sempre pode ser substituido por leite de soja.

    Um abraço

  27. Olá João, olha menino vou te contar uma coisa, esse teu segredo de bater a massa no pote foi muito bem sacado. Eita que minha cabeça deu um nó quando li, agora tudo que vou fazer quero bater no pote rsrs. Costumo agora até temperar carnes assim ou em sacos plásticos para congelamento, nossa fica muito bom. Eu ameiiii o blog, a dica, valeu muito. Bjo

  28. Fiz, e gostei muito, parabéns !, ficou exatamente como no vídeo.. só acrescentei um pouco de páprica picante e orégano, bem pouco, mas já foi suficiente pra deixar um sabor ainda melhor… recomendo !

  29. Olá João vou tentar fazer o crepe, mas o vídeo apareceu o nício depois por escrita a receita. de qualquer forma muito obrigada

  30. Fiz hoje a receita com minha namorada, mas ao invés de fazer crepes como no vídeo, fizemos crepe suíço recheado com soja frita e com banana.

    Valeu!

  31. Olá Jõao, hoje preparei para meu almoço de domingo a tua receita de crepes, nossa, foram os melhores crepes que já comi… Fiz uma versão com farinha de trigo integral e para o recheio usei ricota fresca temperada com alho e a misturei com um refogado de talos de beterraba. Ficou muitissimo bom! mmmmhhhhhhh
    Obrigada!
    Muita luz!
    Aldanice – Brasil (sou descendente de Poruguês)

  32. Olá, não sou vegetariana, mas faltava-me ovos em casa. Experimentei e adorei. Parabéns!

    • olá Maria! realmente é bom alternar os hábitos alimentares. nem sempre é necessário consumirmos sempre os mesmos alimentos ou cozinharmos da mesma maneira. beijinho e obrigado pelo seu comentário.

  33. Olá João, sou vegana e nunca tinha experimentado fazer panquecas/crepes em casa. Usei a tua receita, mas como queria que os crepes ficassem adocicados juntei canela em pó à massa. Os crepes de consistência ficaram óptimos e ao início quando os provamos estão bons, mas no fim deixaram um sabor amargo na boca, penso que se deveu ao vinagre :S Vou experimentar fazê-los novamente, tentar misturar melhor a massa, não sei, vou voltar a fazer. No geral ficaram muito fofos e tudo, mas o sabor no fim tornou-se meio amargo.
    Cumprimentos🙂

  34. Olá João.
    Sou do Brasil, alias até achei q vc era Brasileiro, só depois que ouvi sua voz no video é
    reparei o contrário. Fiz o crepe hj. Confesso que nunca tinha feito panqueca e nem crepe.
    Adorei. Ficou o máximo. Fiz de rúcula com tofu e pus um molho branco de leite de amendoas por cima. Muito bom. Abçs e parabéns.

  35. Ah, esqueci de perguntar se essa massa tb poderia servir para bolinho de chuva?

  36. Olá querido! Ótima receita! Fiquei apenas com uma dúvida! Em relação a água, tem uma medida certa, ou coloca o quanto acharmos necessário?

    Obrigada, Abraço.

  37. Ora João eu não sou muito boa na cozinha….o marido é que é….mas ele não está e amanhã queria apresentar esses crepes que me parecem maravilhosos ao pequeno almoço…Mas ainda não percebi onde entram o vinagre e o fermento em pó….também vão para dentro da taça?? Vai tudo para a taça e shake shake? A quantidade do fermento em pó qual é? Agradeço ajuda rápida..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s